07 Princípios Fundamentais do Investimento em Valor

O gatilho que desencadeou os estudos de Graham na época foi a grande Grande Depressão de 1929 que corroeu boa parte do seu patrimônio. Deste então, Graham se propôs a desenvolver regras que garantissem o sucesso do investidor, independentemente de ser o mercado ascendente ou descendente. A grande obra de Graham. “Security Analysis”, foi posteriormente complementado por outra obra. Falamos da chamada “Bíblia do Investidor Moderno” — “O Investidor Inteligente”, considerado o melhor livro sobre investimentos já escrito.

Qualquer forma de investimento inteligente é investimento em valor” Charlie Munger

Outro grande legado de Graham foi o de ter sido o grande mentor do lendário investidor Warren Buffett, presença constante na lista dos homens mais ricos do mundo. Buffett, conhecido hoje por focar em investimentos qualitativos – vantagens competitivas e duráveis – também já investiu utilizando estratégias do Investimento em Valor de Graham: índices P/L e P/VP, preço em relação ao “ativo circulante líquido”, etc.

Investimento em Valor – Pontos Chave:

Se pudéssemos definir o Investimento em Valor em três grandes áreas de aprendizado, elas seriam: Disciplina, paciência e força psicológica.

A disciplina é fundamental para que o investidor possa analisar e desenvolver os seus estudos e investimentos de acordo com as suas próprias convicções e resultados. Frequentemente o Investimento em Valor nos apresenta opções de investimento que vão na contramão de muitos analistas de mercado, neste ponto a disciplina e o foco é fundamental para que o investidor aplique seu capital respeitando os seus estudos e não seja levado pelo efeito manada.

A paciência destaca-se pelo tempo de espera até que o seu investimento mature. A vantagem competitiva que você viu na relação preço/valor da empresa analisada, pode, e provavelmente será, vista de forma tardia pelo mercado. A paciência e perseverança são fundamentais nestes momentos.

Por fim, mas não menos importante, a força psicológica. Ela é fundamental para que o investidor possa enfrentar posições contrárias ao mercado, que podem ser desconfortáveis do ponto de vista psicológico. Neste ponto, cabe-se destacar que a disciplina e a força psicológica não devem ser confundidas com teimosias ou obstinações. É fundamental possuir a humildade e a disciplina de reconhecer seus erros e aprender com eles.

Investimento em Valor – Princípios Fundamentais:

Detalhamos abaixo alguns dos princípios fundamentais do investimento em valor, válidos para qualquer pessoa que deseja seguir a lógica dos maiores investidores da história:

Princípio 01 O mundo não vai acabar, seja qual for a seja a reação da bolsa:

No curto prazo o sentimento dos investidores tem mais impacto no preço das ações do que os fundamentos das empresas. Mas, no longo prazo são os fundamentos que prevalecem. Durante toda a história do capitalismo os mercados têm sobrevivido após épocas de crise Guerras Mundiais, depressões, recessões, ataques terroristas, etc. Mais recentemente, no 11 de Setembro o DOW caiu 1.330 pontos em 5 dias, mas em 6 meses recuperou toda a perda.

Princípio 02 – A inflação é o seu principal inimigo:

Tentar prever as variáveis econômicas e a direção do Mercado e da Economia é pura perda de tempo foque-se no negócio e no seu valor (lembre-se do princípio Nº 1). A inflação tem um efeito devastador sobre os investidores e existe muito pouco que se possa fazer sobre isto.

Buffett disse: “a aritmética revela que a inflação é muito mais prejudicial que qualquer outra coisa resultante da nossa legislação.

As taxas de inflação têm um poder impressionante de consumir de capital, portanto, investimentos que não lhe rendam nem ao menos a inflação não devem ser cogitados sob hipótese alguma.

Princípio 03 – O medo e a cobiça movem o mercado:

Os investidores serão sempre movidos por medo e cobiça, e o mercado irá, como um todo, reagir da mesma forma. A volatilidade é o custo de se fazer negócio. O medo irá jogar o preço das ações para abaixo de seu valor intrínseco, enquanto que a ganância irá empurrá-los para cima.

Os investidores em valor levam vantagem sobre investidores emocionais. De que lado você está?

Princípio 04 – Bons investimentos são difíceis de se encontrar:

Princípio 05 – Sua empresa deve se preocupar com você:

Tenha sempre em mente: o objetivo principal de uma companhia aberta é converter os recursos disponíveis em valor para o acionista.

A sua obrigação como acionista é certificar-se que isto está ocorrendo. Isto não é só um dever da companhia, porquê elas são na verdade uma organização de transformação de recursos Elas transformam todos os recursos em valor para o acionista.

Se esta conversão não acontecer, é melhor então que você reveja o investimento. Os melhores negócios são aqueles que se destinam a converter recursos em valor para o acionista.

Princípio 06 – Aproveite as oportunidades em momentos voláteis:

Volatilidade não é risco, é oportunidade. O risco real é uma mudança não esperada e permanente no valor intrínseco da companhia. O investidor em valor não se importa com os movimentos do dia-a-dia do mercado. O preço justo de um papel não varia tanto quanto os preços do papel.

Benjamin Graham ficou famoso por dizer que o mercado está lá para servi-lo e não para guia-lo em suas decisões de investimento. Os reais riscos de um negócio são a queda em seu fluxo de caixa e a deterioração de seus fundamentos econômicos, que serão maximizados ou minimizados de acordo com o preço que você pagou por ele.

Princípio 07 – Comprar certo é mais importante do que vender certo:

Ao investir, noventa porcento do sucesso está em comprar certo. O mercado é bem consistente em oferecer aos investidores oportunidades para comprar ações bem abaixo de seu valor intrínseco e oportunidades para vender bem acima desse valor.

Para que os investidores possam tirar vantagem disso eles devem ter uma estratégia para saber exatamente quando comprar e quando vender. É claro que, para os investidores em valor, a compra ideal é aquela que pode ser mantida para sempre, ou enquanto o investimento entregar o valor desejado.

Investimento em Valor – Semana do Investidor:

A 4ª Semana do Investidor é uma iniciativa do Portal Pobre Poupador em conjunto com o pessoal do GuiaInvest (fundadores do Método Árvore da Riqueza).

O evento ocorrerá de 17 a 21 de outubro de 2016 e será 100% online e gratuito.

Na 4ª Semana do Investidor você mergulhará em conteúdos extremamente dedicados a formação de investidores qualificados que desejam trilhar o seu caminho para a liberdade financeira.

Participe da 4ª Semana do Investidor: uma semana de vídeos e aulas sobre investimentos que vão lhe mostrar o caminho para a Liberdade Financeira.

Inscrições exclusivamente pelo botão abaixo:

Por hoje era isso, pessoal.

Grande abraço e até a próxima!

metodo trader milionario beneficios 1

Metodo Trader Milionario: Está desempregado? Você deseja mesmo entender como milhares de empreendedoras estão ganhando dinheiro sem sair de casa com o Metodo Trader Milionario!{Acesse|Entre|Confira} o site do produtor site oficial do Metodo Trader Milionario!